Brasileiros acreditam em maior salário e inflação branda em 2023, mostra pesquisa
Eles também têm uma visão mais positiva sobre a inflação no próximo ano

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Mesmo com a crise econômica, mais da metade dos brasileiros demonstram otimismo e acreditam em um aumento salarial acima ou igual à inflação em 2023. É o que mostra um levantamento feito pela Ipsos.
Pelo menos 57% dos brasileiros acreditam nessa informação. Por outro lado, 31% dos entrevistados acreditam que o aumento vai ficar abaixo da inflação.
A fatia de brasileiros que acreditam em um aumento igual ou acima da inflação só perde para o registrado na Colômbia.
Os mais pessimistas são os italianos, no qual apenas 2% acreditam que terão aumento ao menos igual à inflação em 2023, e outros 17% acham que terão aumento, mas abaixo do registrado pelos preços.
Os brasileiros também têm uma visão mais positiva sobre a inflação no próximo ano, em relação a grande parte do mundo. De acordo com o levantamento, apenas 16% dos brasileiros entrevistados acreditam que a inflação subirá muito em 2023. Apenas a China, com 8%, apresentou índice menor. Neste quesito, a média global é de 35%.
A pesquisa foi feita de forma online entre os dias 21 de outubro e 4 de maio, com 24.471 pessoas. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.


