Brasileiros consomem menos chocolate na pandemia, diz pesquisa
Houve queda de 11,8% no primeiro semestre deste ano

Foto: Agência Brasil
Os lares brasileiros estão consumindo menos chocolate durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. No total, o consumo por domicílio no Brasil atingiu 3,8 quilogramas(kg) no primeiro semestre deste ano, queda de 11,8% em relação aos seis primeiros meses do ano anterior.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Ubiracy Fonsêca, a retração já era esperada porque vários pontos de venda, como restaurantes e hotéis, estavam fechados e a área de eventos ainda não retomou as atividades. Com isso, devido ao impacto da pandemia, a produção de chocolates de janeiro a junho deste ano, de 216 mil toneladas, foi 22% menor em relação ao mesmo período de 2019.
Porém, ainda segundo o presidente da Abicab, o cenário já está melhorando e a perspectiva é que a demanda será maior a partir de setembro, porque muitos clientes estão refazendo suas compras. Isso reforça a tendência de o consumo ir gradualmente voltando ao patamar normal. Mesmo com a queda no número de pessoas consumindo chocolate, o número de pessoas que comem se manteve no mesmo patamar do ano passado para o período, 73% da população, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Kantar para a Abicab.