Brasileiros preferem viver melhor do que por mais tempo, diz estudo

Para 57%, qualidade de vida é mais importante

Por Da Redação
Ás

Brasileiros preferem viver melhor do que por mais tempo, diz estudo

Foto: Reprodução/Pixabay

Um estudo feito pelo Instituto Locomotiva mostra que 57% dos brasileiros priorizam qualidade de vida, enquanto 43% preferem ter mais tempo nessa trajetória. A preferência pela qualidade é maior entre mulheres e pessoas com ensino superior. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Álvaro Machado Dias, disse que o resultado do estudo pode ser relacionado a questões de saúde mental.

"As principais conclusões são que a valorização da qualidade versus tempo de existência varia de acordo com o momento de vida e que esta variação se correlaciona com aquilo que estudos de psiquiatria social mostram: depressão e ansiedade atingem seu pico durante a meia-idade, momento em que as pessoas mais urgem por tempo, baixando na terceira idade, fase em que as pessoas procuram – e são – mais felizes", disse.

Já a pós-doutora em neurociências pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Geissy Araújo disse que "à medida que a gente vai envelhecendo vai entendendo que não é sobre quantidade de coisas ou quantidade de tempo que se tem, mas sobre como se vive esse tempo que está disponível agora". No geral, o levantamento foi realizado com 1.682 pessoas de todo o país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário