/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Brasileiros que vão viver na Europa têm como destino principal a Irlanda

Notícias
Mundo

Brasileiros que vão viver na Europa têm como destino principal a Irlanda

De acordo com dados divulgados pelo Itamaraty, cerca de 50 mil brasileiros moravam na Irlanda em 2020

Por Da Redação
Brasileiros que vão viver na Europa têm como destino principal a Irlanda
Foto: Pexels

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Eurostats, Serviço de Estatística da União Europeia, entre 2011 e 2020, o número de brasileiros em território irlandês mais do que dobrou. O instituto informou que esse número subiu de 9.940 pessoas com cidadania brasileira legalmente em terras irlandesas para 22.481 em nove anos.

A União Europeia registrou 27.192 brasileiros na Irlanda em 2019, último levantamento antes da pandemia de Covid-19, o que pode ter afetado tanto a chegada de mais pessoas ao país quanto a permanência delas.

O Itamaraty divulgou dados da Embaixada do Brasil em Dublin que revelam que cerca de 50 mil brasileiros moravam na Irlanda em 2020, diferença de mais de 27 mil pessoas em relação aos números do Eurostats.

O jornal irlandês The Irish Times, por sua vez, divulgou que 645.500 estrangeiros viviam na Irlanda em 2021, contra 535.475 do censo de 2016 — último estudo estatístico referente à população do país.

O censo de 2016 revelou que a comunidade de brasileiros era uma das maiores. Na época, o Brasil ficava atrás apenas de Letônia, Lituânia, Romênia, Polônia e, claro, Reino Unido, país vizinho à ilha.

Grande parte dessa massa de imigrantes mora em Dublin. Pelo menos um em cada seis habitantes da capital da Irlanda é estrangeiro, e metade dessas pessoas é de nacionalidade polonesa, britânica, romena, indiana, chinesa ou brasileira.

O Itamaraty acredita que 4,2 milhões de nacionais do Brasil estejam espalhados pelo mundo. Os destinos mais tradicionais são Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Japão, Reino Unido, Itália, França e Espanha.

Custo de vida menor, oportunidades de trabalho e estudo e facilidade para conseguir o visto vão tornando a ilha o novo lar dos brasileiros que querem morar ou passar uma temporada na Europa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102