Brasileiros recebem multas por baixar filmes via torrent

Os detentores dos direitos autorais de algumas produções cobram R$ 3 mil pelos downloads ilegais realizados

[Brasileiros recebem multas por baixar filmes via torrent]

FOTO: Reprodução / IMDb

O Canaltech informa que milhares de brasileiros que utilizam as plataformas de torrent para baixar filmes de graça foram surpreendidos com uma notificação extrajudicial no último mês de outubro, cobrando R$ 3 mil pelos downloads ilegais realizados.

Segundo a publicação, a cobrança teria relação com supostos downloads e compartilhamentos de três filmes lançados em 2019: Hellboy, Invasão ao Serviço Secreto e Rambo: Até o Fim. Os detentores dos direitos autorais dessas produções querem ser ressarcidos por danos causados pelos internautas e prometem ir à justiça caso não recebam a quantia exigida.

A publicação informa ainda, que o escritório de advocacia responsável pelas notificações representa a empresa britânica Copyright Management Services, que presta serviços de monitoramento de cópias piratas para uma produtora americana. A companhia também estaria rastreando downloads ilegais de outros títulos, como Clube de Compras Dallas e Invasão de Privacidade.

As notificações enviadas trazem várias informações pessoais, como nome e endereço do responsável pelo plano de internet, data, horário e IP de acesso aos conteúdos. De acordo com o veículo, os dados foram obtidos a partir de um pedido de quebra de sigilo dos clientes de operadoras de telefonia, feito ao Tribunal de Justiça de São Paulo.

Copyright Trolls

No Brasil, a pena para a violação de direitos autorais é de três meses a um ano de detenção, mas apenas nos casos em que as cópias são feitas para vender. Com base nisso, o Partido Pirata do Brasil classificou as ações como "copyright trolls", termo que se refere ao uso de notificações extrajudiciais e ameaças de processo para obter lucro em casos de direitos autorais.

A organização também mencionou a utilização de “provas frágeis” nas notificações e a “falta de conhecimento técnico” para justificar a sua visão, recomendando o não pagamento das multas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Após decisão de Zanin, Pacheco diz que governo Lula erra ao levar desoneração para '3º turno']

O presidente do Senado disse ainda que vai se reunir nesta sexta (26) com a consultoria e a advocacia da Casa para tratar do tema

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!