Brasileiros são os que mais sentem solidão na pandemia, diz pesquisa

Instituto Ipsos ouviu 23 mil pessoas de 28 países

Por Da Redação
Ás

Brasileiros são os que mais sentem solidão na pandemia, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa, realizada entre 23 de dezembro do ano passado e 8 de janeiro deste ano, aponta que os brasileiros são os que mais se sentem solitários. O levantamento do instituto Ipsos ouviu 23 mil pessoas de 28 países, e aponta ainda que 50% das mil pessoas entrevistadas no Brasil disseram sentir solidão "muitas vezes", "frequentemente" ou "sempre". Em segundo lugar na pesquisa vieram os turcos, com 46%, seguido pelos indianos (43%) e pelos sauditas (43%). Na outra ponta do ranking, os holandeses são o povo que menos sofre de solidão (15%), seguidos pelos japoneses (16%) e poloneses (23%).

De acordo com o presidente da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari, os efeitos da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foram preponderantes para aumentar o sentimento de solidão da população brasileira. "O brasileiro sofreu demais na pandemia. Os números assustadores de contágio e de mortes, um dos piores índices do mundo, e o longo período de quarentena, ajudam a explicar esse sentimento", explica à BBC News Brasil. "Houve também muita turbulência em relação às informações e procedimentos sobre a pandemia. As pessoas ficaram e estão muito confusas e tristes sobre isso", completou. 

Ele cita outro ponto que pode ter influenciado o resultado no Brasil: o período de festas de fim de ano, momento em que parte da pesquisa foi realizada. "O brasileiro é um povo bastante gregário. Gosta de estar com a família no Natal e no Ano-Novo. Como vivemos um período de distanciamento social, muita gente se sentiu sozinha nesse período", explica Calliari.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário