Moda & Beleza
Aos detalhes...
FOTO: Divulgação
O consumo consciente ganhou força durante a pandemia; é uma consequência positiva e que vai permanecer no "novo normal". Inserido na tendência de economia circular, o brechó de luxo @cansei_vendi ( www.canseivendi.com.br) registrou um crescimento de 30% de abril a julho em comparação ao mesmo período do ano passado e expande o acervo de seminovos com a criação da seção New But Sustainable, que traz produtos sustentáveis novos para complementar o portfólio.
"Essa temporada de isolamento consolidou a mudança de mindset das pessoas. O cliente não quer apenas uma bolsa bacana, quer aquela que também está atrelada a uma prática consciente e à redução do impacto ao meio-ambiente. É um pensamento que veio pra ficar", afirma Leilane Sabatini, CEO da empresa. Recente pesquisa do Instituto Locomotiva comprova a análise, ao mostrar que 42% dos entrevistados confirmaram uma maior preocupação com as marcas em si.
Enquanto as vendas globais do mercado de luxo tiveram uma queda estimada de 25% no primeiro trimestre e devem somar um encolhimento entre 20% e 35% em 2020 - segundo a consultoria Bain & Company -, o @cansei_vendi registrou um aumento expressivo nas transações e atingiu recorde de faturamento mensal em agosto. "As pessoas não estão viajando, por conta das restrições para conter o coronavírus, e a alta do dólar tornou os importados inviáveis", analisa Leilane.
Para compensar o prejuízo durante a crise, grifes como Chanel e Louis Vuitton aumentaram os preços mundialmente. E o reflexo foi sentido na plataforma brasileira, em que as bolsas lideraram as saídas nos últimos meses - especialmente as dessas duas marcas -, seguidas por relógios e joias.
Brechó de luxo aposta em sustentabilidade e consumo consciente pós-pandemia
Mais exigente, o consumidor mudou os hábitos de compras e leva em conta fatores ambientais e sociais em suas escolhas. O New But Sustainable contempla peças de moda sustentável e produtos naturais e artesanais. "Somos pioneiros em fomentar a moda circular. Estávamos focados em seminovos de alta-costura, por conta da qualidade e durabilidade, e decidimos ampliar para abranger o conceito como um todo", conta Leilane, que criou o @cansei_vendi em 2013.
Enquanto os itens do segmento second hand passam por minuciosa curadoria e controle de autenticidade - tanto da equipe interna quanto da empresa americana Real Authentication, que é especializada em artigos de luxo - para evitar falsificações, a nova categoria tem marcas locais também selecionadas a dedo, para garantir que a origem das matérias-primas e os processos de fabricação sejam coerentes com a proposta eco-friendly.
O marketplace tem mais de quatro mil peças seminovas de mais de 120 grifes, distribuídas nas seções de vestiário feminino, masculino, infantil e home & decor, com valores até 80% menores aos das lojas. "A moda é cíclica, os produtos invariavelmente voltam a ficar em alta. E o futuro do consumo é a economia circular. É um caminho sem volta, uma consequência positiva desse momento em que passamos", diz Leilane.
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