BRT Salvador inicia fase de teste nos trechos 1 e 3
Informação foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Semob, Fabrizzio Muller

Foto: Reprodução
O sistema BRT Salvador iniciou a fase de teste nesta sexta-feira (30), com 11 ônibus que circularão no percurso entre o Shopping da Bahia até o Itaigara. Já a operação assistida começa no sábado (1º), com liberação do trecho 3 do novo modal (entre o Parque da Cidade até o Posto Namorados, na Pituba).
A informação foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.
"Com os ônibus modernos e climatizados, iniciamos amanhã a operação do BRT em nossa cidade. São 4,5 km que correspondem à primeira e terceira etapas, contendo seis estações: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba”, pontuou Bruno Reis.
Segundo o prefeito, o sistema deve beneficiar cerca de 360 mil pessoas. Ele ainda destacou o pacote de ações que envolvem o complexo do BRT da capital baiana.
“Além de uma obra de mobilidade, o BRT resolve problemas estruturais na macrodrenagem nesta região, que cresceu bastante economicamente. Muitas pessoas se deslocam para trabalhar aqui, e houve com isso um adensamento profissional e residencial. Então percebemos a necessidade de solucionar estes problemas, a exemplo das ações no trânsito, em sinaleiras, o mergulho da Avenida Tancredo Neves, resolvendo a mobilidade desta área".
Neste primeiro momento, o sistema não cobrará tarifa, já que a operação servirá para avaliar possíveis ajustes. O horário de funcionamento será das 9h às 16h, durante todo o mês de outubro. De segunda a sexta-feira, o intervalo das viagens será de três minutos; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, dez minutos.
Ainda de acordo com o prefeito da capital baiana, o funcionamento integral do serviço está previsto para novembro, quando aproximadamente 44 ônibus estarão rodando – oito deles serão elétricos.


