Butantan entrega 1,1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde e paralisa produção da vacina por falta de matéria-prima
Instituto libera nesta sexta (14) último lote de vacinas produzidas a partir do insumo recebido em abril

Foto: Reprodução / TV Globo
Nesta sexta-feira (14), o Instituto Butantan entrega mais 1,1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, e suspende completamente a produção da vacina contra a Covid-19 por falta de matéria-prima.
Em coletiva de imprensa na sede do Instituto nesta manhã, disse o governador João Doria (PSDB), "a boa notícia é que temos a entrega de mais de mais 1,1 milhão doses da vacina. A má notícia é que a partir de hoje o Instituto Butantan não pode processar novas vacinas".
O Instituto aguarda a liberação pelo governo chinês de um lote com 10 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), o equivalente a 18 milhões de doses, para retomar a produção.
De acordo com o diretor do Instituto, Dimas Covas, o montante corresponde ao necessário para produzir o quantitativo de vacinas previstas para serem entregues ao governo federal em maio e junho.
Contratos com o Ministério da Saúde
O Instituto Butantan cumpriu na quarta-feira (12) a entrega de todas as 46 milhões de doses da CoronaVac previstas no primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde para o PNI.
Inicialmente, a quantidade total estava prevista para o final de abril, mas houve atraso por conta da falta de matéria-prima.
A remessa de 1,1 milhão de doses enviada nesta sexta (14) já é referente ao segundo contrato de 54 milhões de doses que devem ser entregues até setembro.
Na segunda (10), Dimas Covas disse que o programa nacional poderá ser afetado a partir de junho, caso o Instituto não receba um novo lote.
Veja abaixo as entregas de doses do Butantan ao ministério:
Janeiro: 8,7 milhões
Fevereiro: 4,583 milhões
Março: 22,7 milhões
5 de abril : 1 milhão
7 de abril : 1 milhão
12 de abril : 1,5 milhão
14 de abril: 1 milhão
19 de abril: 700 mil
22 de abril: 180 mil
30 de abril: 420 mil
6 de maio: 1 milhão
10 de maio: 2 milhões
12 de maio: 1 milhão - totalizando as 46 milhões do primeiro contrato
14 de maio: 1,1 milhão