Butantan libera novo lote de vacinas contra a Covid-19 para Ministério da Saúde
Ao todo, governo de São Paulo já liberou mais de 25 milhões de doses ao PNI desde janeiro

Foto: Reprodução/Governo de São Paulo
O governador de São Paulo João Doria acompanhou nesta segunda-feira (22), a liberação de mais um milhão de vacinas do Instituto Butantan contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. segundo o governo paulista, nos últimos dez dias, o Estado entregou 8,3 milhões de doses, o equivalente a 830 mil unidades diárias do imunizante.
Com o novo carregamento, o total de vacinas oferecida ao PNI desde o mês de janeiro, quando as entregas começaram, chega a 25,6 milhões de doses. Até o fim de abril, o total de vacinas garantidas pelo Butantan somará 46 milhões. A previsão é de que o instituto entregue outras 54 milhões de doses até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.
De acordo com o secretário municipal de Saúde Edson Aparecido, um atraso no abastecimento do insumo pela empresa White Martins (produtora do insumo) ocasionou o problema. Esse foi o primeiro registro de falta de oxigênio na cidade de São Paulo. A companhia negou qualquer problema de fornecimento na UPA.
Ao menos 54 municípios paulistas estão em "estado crítico" de abastecimento de oxigênio medicinal, segundo o levantamento do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems/SP). Na lista, estão cidades como Bragança Paulista, Santos e Francisco Morato.


