/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

CAE do Senado aprova indicação de diretores do Banco Central

Notícias
Economia

CAE do Senado aprova indicação de diretores do Banco Central

Indicados defendem independência da instituição e dialogam sobre políticas econômicas em sabatina no Senado

Por Da Redação
CAE do Senado aprova indicação de diretores do Banco Central
Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (28) as indicações dos economistas Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti para os cargos de diretores do Banco Central. As duas mensagens (MSF 78/2023 e MSF 79/2023) seguem para o Plenário do Senado.

A indicação de Rodrigo Alves Teixeira foi relatada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e aprovada por 22 votos a favor e um contrário. O economista assume a vaga deixada por Maurício Costa de Moura, cujo mandato termina no dia 31 de dezembro.

A mensagem de Paulo Picchetti, relatada pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), teve 20 votos favoráveis e um contrário. Ele assume a vaga deixada por Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, com mandato até 31 de dezembro.

Durante a sabatina na CAE, ambos defenderam a autonomia do Banco Central, enfatizando a importância dessa independência para o bom funcionamento da instituição. Paulo Picchetti ressaltou que a independência da autoridade monetária "foi uma escolha democrática e deve ser respeitada".

Por sua vez, Rodrigo Alves Teixeira destacou a necessidade de um "diálogo democrático" entre o Banco Central e o Palácio do Planalto, ressaltando a importância de uma coordenação entre as políticas monetária e fiscal, considerando as interações entre ambas.

Currículos 

Teixeira tem graduação, mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor daquela instituição e atualmente dá aulas na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

É analista do Banco Central desde 2002. Atuou como servidor cedido ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao Ministério de Planejamento, à Casa Civil e à Agência Brasileira de Promoção das Exportações (Apex-Brasil), entre outros.

Picchetti é formado em Economia pela PUC-SP, com mestrado na USP e doutorado na University of Illinois (Estados Unidos). Foi pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de membro do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos no Brasil (Codace).

O presidente da CAE é o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), mas a sabatina foi conduzida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Os senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Wellington Fagundes (PL-MT) também participaram da arguição dos indicados.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102