Caixa Econômica Federal amplia capital de giro
Banco aumenta oferta para empresas em dificuldade por causa do Covid-19

Foto: Reprodução | G1
A Caixa Econômica Federal (CEF) vai aumentar em R$ 50 bilhões a oferta de capital de giro em 2020 como uma forma de ajudar empresas brasileiras que estão sendo ameaçadas pela desaceleração da economia mundial por causa da pandemia de coronavírus. A medida eleva, portanto, para R$ 150 bilhões a oferta desta linha de crédito e foi anunciada ontem pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães. “Não vai ser por falta de capital de giro que o Brasil vai ter problema”, garantiu o presidente.
Ele afirmou ainda que o aumento da oferta é uma medida preventiva,a Caixa Econômica Federal, apesar do pânico que se instalou no mercado financeiro, ainda não vê que o coronavírus esta causando impactos na economia real brasileira. “Vamos ampliar o capital de giro porque o que temos hoje é uma crise de confiança. Como é uma crise de confiança, nosso grande ponto é prover liquidez. [...] Se secar a fonte de capital de giro, estrangula a empresa. Então, temos que oferecer capital de giro num momento em que ninguém está oferecendo”, disse Guimarães.
O recurso é voltado, para as micro, pequenas e médias empresas de todos os segmentos e apenas para as grandes empresas que tenham ligação com às áreas de imobiliária e infraestrutura. Os agricultores e as pessoas físicas também serão atendidos, por meio do crédito rural e pelo crédito consignado ou crédito imobiliário.