• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Calor acumulado nos oceanos registra novo recorde pelo 6º ano seguido

Calor acumulado nos oceanos registra novo recorde pelo 6º ano seguido

Pesquisa foi publicada na revista científica Advances in Atmospheric Sciences

Por Da Redação
Às

Calor acumulado nos oceanos registra novo recorde pelo 6º ano seguido

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O calor acumulado nos oceanos registrou novos recordes pelo sexto ano seguido, segundo aponta a pesquisa publicada, nesta terça-feira (11), na revista científica Advances in Atmospheric Sciences.

O relatório resume dois conjuntos de dados internacionais, do Instituto de Física Atmosférica (IAP, na sigla original), da Academia Chinesa de Ciências, e dos centros nacionais de Informação Ambiental, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla original), dos Estados Unidos (EUA). Todos analisam  observações sobre o calor dos oceanos e seu impacto desde a década de 50. 

Segundo um dos autores do documento, Kevin Trenberth, do Centro Nacional de Investigação Atmosférica do Colorado, o aquecimento “está aumentando incessantemente, em nível global, e este é um indicador primário da mudança climática induzida pela humanidade”.

As estimativas do ano de 2021 são que os os primeiros 2 mil metros de profundidade em todos os oceanos absorveram mais 14 zettajoules de energia sob a forma de calor do que em 2020, o equivalente a 145 vezes a produção mundial de eletricidade em 2020.

Além de todo o calor, os oceanos também absorvem entre 20% e 30% das emissões de dióxido de carbono produzidas pela humanidade, o que leva a acidificação das águas. 

“À medida que os oceanos aquecem, a água expande-se e o nível do mar sobe. Os oceanos mais quentes também sobrecarregam os sistemas climáticos, criando tempestades e furacões mais poderosos, bem como aumentando a precipitação e o risco de inundações”, disse Lijing Cheng (IAP).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário