Câmara aprova com urgência projeto que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional

Data da votação ainda não foi confirmada

[Câmara aprova com urgência projeto que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional]

FOTO: Divulgação/Grupo Komunga

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (21) um requerimento de urgência para um projeto de lei que declara o dia 20 de novembro feriado nacional para a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Foram 303 votos a favor e 115 contrários, cujos parlamentares eram todos dos partidos PL e Novo.

A urgência garante a votação mais rápida da proposta, mas a data ainda não foi confirmada. A medida, já aprovada pelo Senado, irá para Câmara e se for aceita pelos deputados segue para sanção do presidente Lula. Se alterado pelos deputados, o texto volta ao Senado para nova análise.

A aprovação da matéria é uma demanda da bancada negra da Câmara, que nesta segunda-feira pediu para que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), colocasse o projeto em votação.

Autora do pedido de urgência, a deputada Reginete Bispo (PT-RS) lembrou que o Dia da Consciência Negra já é data no calendário nacional desde 2011, mas é uma "data secundária"..

A data já é considerada feriado em mais de mil municípios e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.


Comentários