/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Câmara debate modelo de escolha dos reitores das instituições de ensino superior no Brasil

Notícias
Brasil

Câmara debate modelo de escolha dos reitores das instituições de ensino superior no Brasil

Audiência realizada nesta sexta (15) debateu propostas que regulamentam a escolha

Por Da Redação
Câmara debate modelo de escolha dos reitores das instituições de ensino superior no Brasil
Foto: Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou nesta sexta-feira (15), por videoconferência, uma audiência para debater o modelo de escolha de reitores das instituições de ensino superior no Brasil. Para os debatedores que participaram do encontro, um bom reitor deve possuir capacidade científica e de liderança e, além disso, estar a par das constantes mudanças no País e no mundo.

A audiência foi promovida a pedido do deputado Tiago Mitraud (Novo-MG), relator de um projeto de lei  e outras propostas que tratam da escolha de reitores. Atualmente, a lei estabelece que os reitores e os vice-reitores das universidades federais são nomeados pelo presidente da República dentre uma lista com três nomes indicada pelo colegiado máximo da instituição de ensino. 

No Brasil, tornou-se prática a nomeação dos dirigentes a partir de eleições internas nas universidades. Ocorre que, nos últimos anos, o governo federal se valeu da prerrogativa de indicar qualquer nome da lista, em vez de nomear o primeiro colocado em tais eleições. Para Tiago Mitraud, o tema é polêmico e  há quem considere que o atual modelo favorece grupos políticos das universidades. 

Comitê

A sugestão de um comitê de busca para escolha de reitores também foi feita, na audiência, pelo ex-secretário executivo do MEC Luiz Antonio Tozi. No modelo proposto por ele, o comitê selecionaria os três candidatos da lista tríplice a partir de diversos inscritos e submeteria essa lista à comunidade acadêmica para definição da priorização. O resultado seria submetido ao MEC para parecer e homologação.

Segundo Tozi, um reitor deve ter a capacidade de articular pessoas, tecnologias e empresas e governos, além de dar confiança ao sistema. “Para escolher um reitor, precisamos de uma visão de futuro. Estamos com uma crise gravíssima de visão de futuro. As universidades têm de construir suas próprias visões de futuro. Não podemos ficar a reboque dos estilos dos diversos governos”, afirmou.

Audiência anterior

A escolha de reitores já foi tema de uma audiência realizada em 16 de julho. Na ocasião, discutiram o assunto representantes do Ministério da Educação e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102