Câmara deve votar projeto para revogar a Lei de Segurança Nacional

Novo projeto quer acrescentar uma nova Lei em Defesa do Estado Democrático de Direito

[Câmara deve votar projeto para revogar a Lei de Segurança Nacional]

FOTO: Reprodução/ Secom

A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (4) um projeto de lei que deve revogar a Lei de Segurança Nacional e acrescentar ao Código Penal uma nova Lei em Defesa do Estado Democrático de Direito. O novo projeto tipifica crimes como atentado à soberania nacional, traição, espionagem, insurreição e golpe de estado. 

De acordo com a relatora do projeto, Margarete Coelho (PP-PI), a nova regra em defesa da democracia é necessária para acabar de vez com a Lei de Segurança Nacional e com o que classifica como a "doutrina de segurança nacional", concebida "em um período de Guerra Fria que via nacionais como inimigos da pátria, que submetia civis à jurisdição militar" e que, por isso, não guardaria nenhum vínculo com a Constituição de 1988. 

A Lei de Segurança Nacional não só continua válida como recentemente também passou a embasar processos rumorosos. Partem da Lei inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar notícias falsas e ataques às instituições democráticas. 

De acordo com a deputada, a Lei em Defesa do Estado Democrático de Direito, que se propõe substituta da LSN, difere pouco do projeto original, de 2002. A maior diferença é a supressão do trecho que trata de terrorismo, matéria que já está abarcada na legislação atual. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), já defendeu publicamente a substituição da Lei de Segurança Nacional pelo projeto relatado por Margarete Coelho, e afirmou que a matéria deverá ser votada pela Câmara nesta terça-feira (4). 

Para ser aprovada, a nova legislação precisa ser aprovada por maioria simples tanto na Câmara quanto no Senado Federal. Se passar pelas duas casas do Congresso, seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!