Câmara quer construir texto 'melhor' que o Senado, afirma Maia
Declaração foi feita durante debate sobre "lei das fake news"

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados
Deputados e especialistas iniciam, nesta segunda-feira (13), um ciclo de debates virtuais para discutir ajustes no projeto de lei de combate às notícias falsas. Durante a abertura do evento, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a intenção é criar um texto “melhor” do que o aprovado pelo Senado.
"Eu tenho certeza de que os parlamentares, junto com a sociedade, conseguirão chegar no texto que garanta a liberdade de cada cidadão, mas que organizará o tema para aqueles que usam (como redes sociais) de forma indevida que usam sua punição. Acreditar que esse debate será importante para que a Câmara possa criar um texto ainda melhor do que foi criado pelo Senado Federal", afirmou Maia.
Aprovado no final de junho pelo Senado, o projeto tem uma opinião de parlamentares divididos, representantes das plataformas e membros da sociedade civil. Enquanto um defende o texto de combate ou o financiamento de notícias falsas, outros acreditam que a proposta pode abrir espaço para atos de censura nas redes. A tramitação no Senado também foi criticada por ter sido aprovada de forma rápida, sem a realização de experiências para discutir o tema.


