Caminhão Freightliner Coronado tem produção encerrada nos EUA
Após 21 anos, caminhão Classe 8 dará lugar ao Western Star
Os fãs de caminhões norte-americanos se despedem de um clássico. O último Coronado, referência em modelos de caminhão desse estilo saiu de linha no México. Ao todo foram 22.694 unidades produzidos sendo que 2015 foi o melhor ano de produção com 3.331 unidades.
Atualmente o Coronado usava motores Cummins X-15 ou Detroit DD16 com potência de até 515cv. Sua produção foi concentrada nos Estados Unidos entre 2001 e 2010 e depois passou a ser feita em Santiago Tianguistenco, no México, com foco no mercado norteamericano.
As linhas clássicas do Coronado fizeram dele um ícone no mercado. Com grades amplas e faróis destacados, muitos cromados e linhas inspiradas em modelos antigos, o caminhão era destinado ao uso em grandes distâncias, o que recebe o nome de “Classe 8” nos Estados Unidos.
O Coronado dará lugar ao Western Star 57X lançado em 2022 e que mantém o estilo clássico porém com linhas modernas e mais fluidas além de novas soluções mecânicas mais eficientes. O 57X é uma evolução de modelos já oferecidos na linha da Freightliner e tem motores Detroit DD13 Gen 5, DD15 Gen 5 e DD16 que são até 5,8% mais eficientes.
O 57X traz sistemas como Steer Assist, um assistente de manobras, o Active Side Guard Assist (ASGA), monitor de pontos cegos, conexão Apple CarPlay e Android Auto e controle de Cruzeiro adaptativo.
A Freightliner iniciou a produção dos primeiros caminhões em 1929 e desde 1941 se estabeleceu com o nome Freightliner Inc. Além de caminhões de grande porte produz vans, caminhões urbanos e outras soluções de veículos sobre chassi.