Campanha alerta para práticas ocultas da indústria de alimentos e bebidas ultraprocessados
Iniciativa da ACT Promoção da Saúde e do Idec foi lançada nesta segunda-feira (3)

Foto: Reprodução/Idec
A ACT Promoção da Saúde e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançaram na última segunda-feira (3) a campanha digital “Verdades difíceis de engolir”, visando alertar o consumidor para as estratégias ocultas das grandes empresas do setor alimentício.
Uma das peças principais da campanha é um vídeo que mostra as incoerências entre discurso e prática das empresas, que seduzem o consumidor com propagandas atraentes, mas escondem o impacto do consumo de produtos ultraprocessados na saúde da população.
Os prejuízos se estendem também à economia, devido aos gastos com saúde pública para tratar doenças crônicas como diabete e hipertensão, além das isenções fiscais e do forte lobby realizado por elas. A campanha destaca, ainda, a importância de implementar políticas públicas voltadas à prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis e criar mecanismos que evitem a interferência da indústria em políticas de alimentação. Todas as informações da campanha são baseadas no “Dossiê Big Food: como a indústria interfere nas políticas de alimentação”, que documenta oito casos emblemáticos desse tipo de ação.
Segundo o relatório, "é preciso avançar nas políticas de prevenção de conflitos de interesses e na análise crítica das empresas no âmbito das suas práticas, políticas e produtos. Estratégias de proteção, promoção e apoio a ambientes e sistemas alimentares adequados e saudáveis devem ser a prioridade de governos e precisam considerar a sociedade civil, que é quem é principalmente impactada pelas políticas públicas”.