Campanha arrecada itens de enxoval de bebês para mães carentes
A ação é uma iniciativa do Grupo Amar em parceria com o Grupo Primos do Bem

Foto: Reprodução
Os grupos assistenciais de Salvador, Amar e Primos do Bem, se uniram na Campanha para arrecadar enxovais para mães em situação de vulnerabilidade. A ação, uma iniciativa do Grupo Amar, acontece todos os anos, no mês de maio, como homenagem ao Dia das Mães.
Este ano, o projeto ganhou força com a parceria do Grupo Primos do Bem. Ambos os grupos não têm vínculo institucional e nem fins lucrativos. Surgiram da vontade de seus membros em praticar o bem e ajudar aos mais necessitados.
A Campanha dos Enxovais consiste em arrecadar itens para bebês de mães carentes e são doados em maternidades públicas e comunidades. Os itens da lista são: banheira, fraldas descartáveis, toalha fralda, pano de boca, cueiro, conjuntinho de roupas, macaquinho, kit (touca, luva e meia), cobre fralda, camiseta e sabonete.
Este ano, serão entregues 50 enxovais. Mas os grupos acreditam que, assim como nos anos anteriores, irão bater a meta e conseguir arrecadar um número maior. A arrecadação segue até o dia 15 de maio.
Itainan Silva, coordenadora do Grupo Primos do Bem, afirma que a pandemia da Covid-19 acentuou a vulnerabilidade e a necessidade das pessoas. “É muito triste ver que muitas pessoas precisam roubar para comer, e pior, morrerem por isso. Me refiro ao caso que aconteceu esta semana em Salvador, tio e sobrinho foram mortos por ter roubado um supermercado. É assustador! Nós não vamos resolver o problema da fome, da pobreza extrema, mas tentamos amenizar os efeitos de tudo isso com o nosso trabalho”, frisou.
“Para nós, integrantes do Grupo Amar, não passam despercebidas todas as dificuldades impostas pelo cenário pandêmico atual, notadamente no que se refere à falta de alimento na mesa e às limitações de quitação de contas ordinárias diante do alto índice de desemprego que assola o país. Estamos cientes de que para a maior parte da população as despesas aumentaram e as receitas diminuíram, e em razão disso o básico à subsistência é prioridade nos lares em todo Brasil. Entretanto, justamente por conta do isolamento social imposto pela pandemia, cresce a cada dia o número de gestantes e puérperas, que em sua maioria, não possuem condições de prover o básico às crianças que estão por nascer. Assim, confiantes de que juntos somos mais fortes, resolvemos manter a nossa já tradicional campanha dos enxovais”, disse Tainá Cavalcante, coordenadora do Grupo Amar.
Quem tiver interesse em fazer a doação para a Campanha dos Enxovais, os grupos informam que podem ir buscar em qualquer bairro. Para mais informações, entrar em contato através do direct do Instagram: @grupo.amar e @primosdobem.
“Ressaltamos que, o que para alguns parece pouco, para essas gestantes são de suma importância e motivo de extrema gratidão. Mesmo diante das dificuldades financeiras que se apresentam, se cada um contribuir, na medida de sua possibilidade, podemos fazer a diferença na vida dessas mães. Esperamos contar com o apoio e doação de todos. Nos ajude a ajudar”, frisou Tainá Cavalcante.
Sobre
O Grupo Amar foi criado em junho de 2013, por um grupo de jovens amigas e seus familiares. Ao longo do tempo vem estendendo-se entre os seus amigos, que ao conhecerem as ações do grupo, se identificam e entram para o AMAR, tornando-se voluntários bastante solidários com os objetivos do grupo. O Amar realiza ações sociais mensais e anuais.
O Grupo Primos do Bem nasceu em agosto de 2020. Ele foi criado por um grupo de primos que sentiam a necessidade de fazer um trabalho em prol dos menos favorecidos. O grupo realiza ações quinzenais e algumas campanhas em datas especiais.