Campanha busca reduzir o consumo de copo plástico no Porto de Salvador
Cerca de 600 mil copos são consumidos anualmente no Terminal

Foto: Reprodução / Codeba
Cerca de 600 mil copos são consumidos anualmente no Porto de Salvador, o que representa 1.600 unidades por dia. Essa quantidade se empilhada poderia dar, aproximadamente, 20 voltas no Dique do Tororó.
Esse número fez com que o Núcleo Ambiental e de Segurança e Saúde da Codeba, o Nasst, promovesse na última semana, um dia sem copo plástico no Terminal. Segundo a Codeba, o objetivo da ação de educação ambiental é forçar os servidores a usarem utensílios não descartáveis, já que um copo plástico demora, em média, 300 anos para se decompor no meio ambiente.
A coordenadora da atividade e técnica portuária, Elane Marques, acredita que é preciso conscientizar os colegas sobre a importância de cuidar do meio ambiente. "E é bem fácil fazer isso, basta adotar um copo ou uma caneca, como fizeram os servidores do Porto de Aratu, por exemplo”, afirmou.
A iniciativa pretende ser repetida ainda esse ano, para que o uso de copos plásticos seja reduzido drasticamente no Porto e para incentivar o uso de copos e canecas não descartáveis.


