Campanha de vacinação contra Covid-19 e gripe é mantida em Salvador

Serviço é disponível das 8h às 16h

[Campanha de  vacinação contra Covid-19 e gripe é mantida em Salvador]

FOTO: Tânia Rego/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador continua a campanha de vacinação contra a Covid-19 e gripe. A imunização estará disponível das 8h às 16h.

Para a vacinação contra a gripe, a dose está disponível para pessoas com idade igual ou superior a 6 meses. A lista das unidades de saúde que aplicarão a vacina pode ser conferida no site.

Além disso, no esquema "Liberou Geral", serão oferecidas a primeira e segunda doses para pessoas com 18 anos ou mais. A terceira dose será disponibilizada exclusivamente para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais, residentes de Salvador.

A vacina bivalente estará disponível para a população geral de 18 anos ou mais. Para ter acesso, é necessário levar a caderneta de vacinação, comprovar residência na Bahia e ter recebido duas doses da monovalente com um intervalo de 4 meses.

Entre os grupos prioritários para a vacinação bivalente estão trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, quilombolas, indígenas e ribeirinhos a partir dos 12 anos, além de adolescentes com deficiência permanente, imunocomprometidos e pessoas com comorbidades. A comprovação para esse grupo será feita de forma autodeclarada, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou completaram o esquema primário com as três doses indicadas também podem receber a vacina bivalente, desde que respeitem o intervalo mínimo de 2 meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Aqueles que já receberam três doses podem receber a bivalente, desde que respeitem o intervalo de 4 meses a partir da terceira dose.

Para receber a vacina, é necessário apresentar originais e cópias do cartão de vacinação ou carteira nacional de vacinação digital, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município da Bahia.

No caso das gestantes, não será exigida comprovação da situação gestacional. Basta que a mulher afirme seu estado de gravidez.

As puérperas devem apresentar documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Já os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de saúde, como crachá, contracheque, carteira do conselho ou declaração emitida pelo serviço de saúde onde atuam.

A estratégia de vacinação inclui também a primeira e segunda doses para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades. O reforço da Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades também estará disponível para aqueles.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!