Canabrava e Uruguai recebem oficinas gratuitas de fotografia durante Virada Sustentável de Salvador
Apoiadora do evento, Ball convida crianças e jovens a aprenderem a fotografar com câmeras e celulares de maneira profissional

Foto: Divulgação
Apesar de estarem distantes do circuito de atrações da Virada Sustentável de Salvador, que acontece entre hoje (15) e domingo (19), as comunidades Uruguai e Canabrava foram escolhidas para receber a oficina fotográfica oferecida pela Ball Corporation, apoiadora do evento, nesta quinta (16.12) e sexta-feira (17.12), das 14h às 18h.
O workshop promovido pela líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, em parceria com a Rede Educare através do projeto Arte Recicla, é voltado para jovens e crianças e será comandada pela fotógrafa Magali Moraes, soteropolitana especializada em Direção de Fotografia pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. A cada dia será oferecida uma oficina de quatro horas de duração, com 20 vagas cada. As inscrições são gratuitas e estão sendo organizadas pelas comunidades, via formulário online. As aulas incluem módulos teóricos e práticos com técnicas de como fotografar com câmeras e celulares de maneira profissional.
Todas as edições da Virada são marcadas por manifestações artísticas que transgridem discursos ultrapassados envolvendo meio ambiente e sustentabilidade, aproveitando o poder transformador da cultura. Por isso, numa soma a essa proposta, a Ball deixará disponível para as comunidades quatro câmeras profissionais para as comunidades ao final das oficinas.
“Ficamos muito felizes em despertar a reflexão crítica e a consciência social por meio da expressão artística dos jovens. A Ball tem a missão de formar consumidores mais conscientes, unindo responsabilidade e sustentabilidade social, e, por isso, a ideia de doar celulares com boas câmeras profissionais no término dos workshops. O conhecimento técnico e cultural adquirido não será limitado às quatro horas de oficina, e os jovens de Uruguai e Canabrava terão mais possibilidades de expressão e empreendedorismo com as novas ferramentas”, afirma Thaís Moraes, diretora de comunicação e relacionamento com a comunidade da Ball América do Sul.
O festival, que conta com uma série de atividades nas ruas do Comércio, Palacete das Artes e Sala do Coro, acontece logo após a 26ª Conferência Mundial do Clima das Nações Unidas (COP26) e cumprirá o papel de conectar a capital baiana com as discussões recentes sobre a necessidade de iniciativas sustentáveis. Com a oficina e outros eventos promovidos de 15 a 19 de dezembro, o objetivo da Virada Sustentável é ampliar o debate sobre justiça climática, racismo ambiental e ativismo juvenil. Programação completa, no site: https://www.viradasustentavel.org.br/programacao-2021