Canadá vai acolher 20 mil refugiados afegãos

Voo das forças canadenses com o primeiro grupo pousou em Toronto na sexta (13)

Por Da Redação
Ás

Canadá vai acolher 20 mil refugiados afegãos

Foto: Nake Bateve/EPA/Agência Lusa

O governo canadense anunciou, nesta sexta-feira (13), que irá acolher 20 mil refugiados afegãos, dentro de um novo programa de imigração. Segundo o ministro da Defesa, Harjit Sajjan, um voo das forças canadenses pousou em Toronto com “um grupo de cidadãos afegãos”. 

O ministro de Imigração, Refugiados e Cidadania, Marco Mendicino, afirma que decisão surgiu a partir da “crise humanitária crescente na região”. “A situação no Afeganistão é desoladora e o Canadá não ficará de braços cruzados", disse.

O novo programa foi criado com o objetivo de acolher “pessoas especialmente vulneráveis”, como mulheres líderes, ativistas dos direitos humanos, minorias religiosas que sofrerem perseguição, além de jornalistas e membros da comunidade LGBTQIA+.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Marc Garneau, o país tem uma "dívida" com o Afeganistão. O primeiro grupo de refugiados a pousar no país, nesta sexta (13), havia ajudado Canadá no ano anterior. Soldados do Afeganistão foram aliados ao país durante conflitos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário