Canadá vai acolher 20 mil refugiados afegãos
Voo das forças canadenses com o primeiro grupo pousou em Toronto na sexta (13)

Foto: Nake Bateve/EPA/Agência Lusa
O governo canadense anunciou, nesta sexta-feira (13), que irá acolher 20 mil refugiados afegãos, dentro de um novo programa de imigração. Segundo o ministro da Defesa, Harjit Sajjan, um voo das forças canadenses pousou em Toronto com “um grupo de cidadãos afegãos”.
O ministro de Imigração, Refugiados e Cidadania, Marco Mendicino, afirma que decisão surgiu a partir da “crise humanitária crescente na região”. “A situação no Afeganistão é desoladora e o Canadá não ficará de braços cruzados", disse.
O novo programa foi criado com o objetivo de acolher “pessoas especialmente vulneráveis”, como mulheres líderes, ativistas dos direitos humanos, minorias religiosas que sofrerem perseguição, além de jornalistas e membros da comunidade LGBTQIA+.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Marc Garneau, o país tem uma "dívida" com o Afeganistão. O primeiro grupo de refugiados a pousar no país, nesta sexta (13), havia ajudado Canadá no ano anterior. Soldados do Afeganistão foram aliados ao país durante conflitos.