Câncer de próstata mata 1.250 baianos por ano, alerta Sesab

Em 2020, a doença vitimou 1.367 homens no estado baiano

Por Da Redação
Ás

Câncer de próstata mata 1.250 baianos por ano, alerta Sesab

Foto: Reprodução

A Bahia registrou 6.248 mortes por câncer de próstata nos últimos cinco anos, uma média de quase 1.250 casos fatais por ano. Em 2020, dos 16 mil mortos pela doença no Brasil, 1.367 foram no estado baiano, segundo o Atlas de Mortalidade por câncer. O câncer de próstata é o segundo tipo de enfermidade mais mata homens, atrás apenas das doenças cardiovasculares. 

Para trazer visibilidade para este e outros indicadores, o mês de novembro é dedicado ao cuidado da saúde do homem. “O homem morre mais que a mulher em todas as faixas etárias, por diversas variáveis”, explica a médica sanitarista da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Sônia Maria Mendes Ribeiro, que é referência para ações voltadas à saúde do homem. A baiana participou da criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de neoplasia mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, ocupando a primeira posição no país em todas as regiões brasileiras. A mortalidade por esta causa, em todo o país, aumentou cerca de 10% em cinco anos, subindo de 14.542 (2015) para 16.033 (2019).

Atendimento gratuito para consulta urológica em Salvador

O Hospital Geral Roberto Santos abriu, nesta segunda-feira (8), agenda para consulta urológica para homens a partir de 40 anos para rastreio do câncer de próstata.  Além do atendimento ambulatorial, a instituição promoverá um mutirão de cirurgias de 22 a 26 de novembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário