Cansado de ouvir que "a terra é plana", escocês organiza financiamento coletivo para enviar terraplanista ao espaço
Projeto pretende arrecadar 250 mil libras para custear a viagem

Foto: Vice/ Reprodução
O escocês Marc Gauld revelou, em entrevista ao Daily Record, que está organizando um financiamento coletivo para enviar um terraplanista para o espaço. Segundo ele, o que motivou a criação do crowdfunding, que pretende arrecadar 250 mil libras para custear a viagem, foi a inquietação de sempre ouvir que a Terra é plana.
De acordo com a descrição no GoFundMe, o dinheiro será usado para financiar a viagem de um “terraplanista do alto escalão”. Dessa forma, o organizador espera que a “jornada inspiradora” prove que as teorias pseudocientíficas estão realmente erradas. “Não sou cientista, mas tenho um enorme respeito pela comunidade científica”, disse Gauld. “Entretanto, esses caras [terraplanistas] são totalmente desrespeitosos e afirmam que os cientistas estão mentindo. Isso é errado!”
Em busca de apoio, o escocês disse, ainda em entrevista, que entrou em contato com o CEO da Virgin Galactic. Mas, até o momento, ele ainda não obteve resposta da companhia que desenvolve espaçonaves. Ainda segundo Gauld, a “missão” é uma questão pessoal. Ele afirma estar cansado de debater com pessoas que dizem que a “NASA é uma máquina de mentiras” e que “os astronautas são atores que foram pagos para mentir”.
Embora a repercussão na mídia internacional e diversos compartilhamentos, a campanha ainda está longe de alcançar a meta. Até o momento, o projeto teve 18 apoiadores e conseguiu arrecadar apenas 165 libras.