Capitais vão usar freezer emprestado de universidades para refrigerar vacinas da Pfizer
Para dar conta dessa demanda logística, os governos locais têm recorrido a empréstimos de freezers de hospitais e universidades

Foto: Divulgação
O Brasil recebeu um lote de um milhão de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 nesta quinta-feira (29), que será distribuído entre as capitais do País.
Diferente das outras vacinas já usadas, que podem ser mantidas em refrigeradores comuns (com temperaturas entre 2ºC e 8ºC), o novo imunizante precisa de armazenamento em temperaturas mais baixas (entre - 65ºC e - 80ºC).
Para dar conta dessa demanda logística, os governos locais têm recorrido a empréstimos de freezers de hospitais e universidades.
Conforme o Ministério da Saúde, as doses serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após ser armazenada entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é reduzido para cinco dias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o transporte e armazenamento a -20ºC por um período único de até duas semanas.