Capital baiana está há 14 dias com taxa de ocupação de UTI Covid Adulto abaixo de 80%
Ocupação está em 76%, de acordo com a Sesab

Foto: Gov-Ba
A capital baiana está há 14 dias com a ocupação de leitos de UTI Covid-19 adulto abaixo dos 80%, taxa considerada crítica pelo comitê científico do Consórcio Nordeste. De acordo com os dados dos boletins diários da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Salvador está desde o dia 15 de abril com a taxa abaixo do índice crítico, com ocupação em 76%.
O indicador é um dos considerados pela gestão municipal de Salvador para ativar novas fases do "Plano Salvador" de retomada das atividades comerciais, que acontece de forma escalonada. Atualmente, a capital baiana está na fase vermelha. O protocolo da prefeitura de Salvador prevê que a fase vermelha (restrição) seja ativada quando a taxa de ocupação de leitos exclusivos de UTI Covid-19 adulto esteja igual ou menor que 80%. A próxima fase é a amarela (proteção), que para ser ativada a taxa de ocupação de leitos exclusivos de UTI Covid-19 adulto tem que ser igual ou menor que 70%; na verde (prevenção) o índice é de 60%.
O decreto municipal prevê que a mudança de fase deve observar o intervalo mínimo de 10 dias e abre possibilidade para regressão de fase quando, ao final do período de 10 dias após a implementação da fase, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 adulto seja superior aos indicadores previstos em cada uma das fases em percentual superior a 5%. Os dados da Sesab desta quinta-feira (29), apontam que o índice de ocupação de leitos de UTI Covid-19 em Salvador está em 76%.


