Capital baiana ganha novo bicicletário gratuito no bairro da Ribeira

Equipamento auxiliará na mobilidade e economia

[Capital baiana ganha novo bicicletário gratuito no bairro da Ribeira ]

FOTO: Farol da Bahia

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) entregou um novo bicicletário do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) nesta quarta-feira (22), no bairro da Ribeira, em Salvador. Na ocasião, o gestor municipal afirmou que o incentivo ao uso da bicicleta visa impulsionar melhores condições de mobilidade e saúde, além de movimentar a economia já que muitas pessoas usam o veículo para fazer entregas.

“Aqui na cidade baixa oferecemos três serviços. Neste equipamento, a população pode guardar gratuitamente o seu equipamento, usar as bicicletas disponibilizadas pela prefeitura e contratar o serviço de TurisBike para fazer um passeio pela cidade baixa com guias turísticos, que irão estimular o turismo dessa região”, disse o prefeito.

“O bicicletário da Ribeira está estrategicamente posicionado ao lado do terminal marítimo e no final de linha de ônibus para, inclusive, ajudar na mobilidade. Muitos utilizam [a bicicleta] como meio de vida, como uma atividade profissional. Utilizam a bicicleta para fazer entregas e eventuais bicos”, completou. 

De acordo com Bruno, a capital baiana conta com 360 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Através de uma parceria com o banco Itaú, o município montou 50 estações, que disponibilizam cerca de 500 bicicletas para a população. "Quando este movimento começou, foi um marco para a mobilidade, para o trabalho e para a prática esportiva. Desde então, houve na cidade um estímulo à utilização da bicicleta, com vários grupos circulando nas vias todos os dias”, afirmou o gestor municipal.

Funcionamento e cadastro

Situado no Largo da Ribeira, o espaço funciona de terça a domingo, das 8h às 18h, e possui também uma seção de bikes para empréstimo. O bicicletário conta com profissionais responsáveis pelo manuseio das bicicletas e atendimento ao público. 

Para fazer o cadastro para usar a bicicleta do sistema, o interessado deve apresentar um documento oficial com foto, número do CPF, comprovante de residência e estar presente com a bicicleta no ato. Cada usuário cadastrado pode guardar até três bicicletas.

Foto: Farol da Bahia
 


Comentários