'Capoeiragem na Telinha’: Projeto promove aulas online durante a pandemia

Ação disponibiliza 10 videoaulas gratuitas de capoeira para crianças

Por Ane Catarine Lima
Ás

'Capoeiragem na Telinha’: Projeto promove aulas online durante a pandemia

Foto: Divulgação

Com o objetivo de estimular as crianças a fazerem atividades físicas em casa durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o mestre Balão, um dos fundadores da escola Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem e presidente do Instituto CTE Capoeiragem, e a equipe dele desenvolveram o projeto ‘Capoeiragem na Telinha’. A ação, que proporciona gratuitamente 10 videoaulas de capoeira, oferece não só benefícios físicos para as crianças interessadas, mas também conhecimentos acerca da história da capoeira, musicalidade e ação griô. De acordo com  mestre Balão, o projeto visa realizar atividades de forma leve, dinâmica, contributiva e enriquecedora para as crianças.

“Acreditamos que as aulas presenciais para o público infantil nunca serão substituídas por videoaulas com o mesmo grau de aprendizagem e desenvolvimento para a criança, mas é uma ótima alternativa para que elas não fiquem sedentárias em casa vendo televisão, comendo e jogando no celular”, disse mestre Balão. 

Para ele, os pais devem estipular uma programação diária para a criança de maneira que insira a atividade física e mental na rotina. Ao Farol da Bahia, mestre Balão disse que as videoaulas foram divididas por faixa etária, conforme acontece nas aulas presenciais. “Nós dividimos as aulas do projeto por faixa etária, sendo as primeiras voltadas para crianças de 3 a 5 anos e as outras para aquelas de 6 a 12 anos”, disse. 

Além disso, ele também explicou como foram planejados os conteúdos das videoaulas: “ As aulas não ficaram somente na parte prática, pois a capoeira tem a musicalidade também. Então, a gente transferiu todas as atividades que a gente executava presencialmente para a modalidade virtual nesse momento. Ou seja, o projeto oferece videoaulas específicas de musicalidade destinadas para crianças de 3 a 5 anos e outras destinadas para as crianças maiores. Há videoaulas com contação de histórias que ofereceu para as crianças, principalmente, histórias da ancestralidade. Como nossos alunos são crianças, prezamos muito por fazer tudo com ludicidade que é, inclusive, umas das grandes ferramentas da capoeira”, explicou.

“Nós tivemos a participação de uma pedagoga em uma das videoaulas para contar as histórias. Para fazer de uma forma legal, nós do projeto tentamos ligar os extremos. Ou seja, pegamos os mestres antigos e os trouxemos para perto dessas crianças com o objetivo de fazer com que elas entendam o valor dos antigos. Na sociedade contemporânea ocidental isso é desprezado. Diferente da cultura oriental, por exemplo, onde as pessoas mais velhas são bastante respeitadas e mais valorizadas”, disse. 

“Na capoeira nós valorizamos muito os antigos e isso vem de uma base ancestral africana. Tem, inclusive, um ditado africano que fala que quando um sábio mais velho ou uma senhora morre é como se uma biblioteca se queimasse”, completou.  

O conteúdo das aulas de capoeira online estão disponíveis no canal ‘Capoeiragem com o mestre' no YouTube. “O nosso projeto não só contemplou as crianças e os pais, mas também muitos educadores e outras componentes da capoeira no geral. Nós gostamos muito do resultado final, muitas pessoas estão elogiando a iniciativa pelo formato, pela dinâmica e seriedade e pelo trabalho compartilhado”, concluiu mestre Balão. 

O projeto ‘Capoeiragem na Telinha’ foi contemplado pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos, pela Prefeitura de Salvador, por meio da lei de emergência cultural Aldir Blanc, e conta com o apoio da academia Vidativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário