Carlos Bolsonaro altera domicílio eleitoral para após anúncio de pré-candidatura ao Senado por SC
Mudança provocou racha no PL e troca de farpas entre aliados no estado

Foto: Renato Olaz/CMRJ
O vereador Carlos Bolsonaro (PL) mudou o domicílio eleitoral do Rio de Janeiro, onde cumpriu mandado por sete mandatos, para São José, quarta cidade mais populosa de Santa Catarina, e a única que faz limite terrestre com Florianópolis. A mudança aparece no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O "Filho 02" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou em outubro a pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina em 2026, decisão que ocasionou uma racha e troca de farpas entre o próprio grupo político no estado. Há uma semana, o vereador anunciou a renúncia ao legislativo da capital carioca para disputar a vaga em solo catarinense.
Diante da mudança, Carlos Bolsonaro votará nas próximas eleições na Escola de Educação Básica Professor Laércio Caldeira de Andrada, na Rua Altamiro di Bernardi, no bairro de Campinas.
A alteração é mais um passo do político para as eleições de 2026 em Santa Catarina. Além do mais, a legislação exige que os candidatos tenham endereço ativo até o período das eleições para poder disputar a vaga ao Senado.
São José possui atualmente 270 mil moradores e é uma das cidades mais importantes do estado. Vizinho de Florianópolis, o município é cortado pela BR-101 e tem economia industrial e de serviços.
Além de Carlos Bolsonaro, São José é endereço de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município. O vereador pediu exoneração do cargo depois ser condenado à prisão por participar da tentativa de golpe para manter o ex-presidente Bolsonaro no poder depois da derrota de 2022.
Governo de SC confirma candidatura
O governador Jorginho Mello reforçou nesta quinta-feira, em entrevista que Carlos Bolsonaro será candidato ao Senado pelo PL em Santa Catarina. A segunda vaga da legenda ainda não foi definida.
"[Carlos Bolsonaro] Vai estar na chapa, isso está definido. Atendendo a um pedido do nosso presidente Bolsonaro, o desejo dele. Ele é o maior líder político da direita no Brasil, indiscutivelmente. Eu aqueci o pedido dele e o Carlos Bolsonaro ocupará uma vaga das duas em Santa Catarina. A outra [vaga] estamos vendo. Pode ser o Esperidião [Amin], a Carol de Toni, enfim, nós estamos discutindo", disse.


