Carnaval 2024: MP faz reunião para cobrar funcionamento de estruturas acessíveis em Periperi e Cajazeiras

Inspeções técnicas do órgão constataram que as estruturas instaladas possuíam desconformidades que comprometiam a segurança das PCD

[Carnaval 2024: MP faz reunião para cobrar funcionamento de estruturas acessíveis  em Periperi e Cajazeiras]

FOTO: Rodrigo Lacerda de Carvalho/Divulgação/MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou uma reunião, na tarde do último domingo (12) , com a Prefeitura de Salvador  e o Corpo de Bombeiros (CB), para tratar sobre as estruturas das plataformas acessíveis municipais nos bairros de Periperi e Cajazeiras. O encontro ocorreu após inspeções técnicas do órgão constatarem que a arquibancada e o camarote acessível instalados nos dois bairros possuíam desconformidades que comprometiam a segurança e a acessibilidade para as pessoas com deficiência (PCD), inclusive com riscos à integridade física deles.

O encontro aconteceu na sede do Plantão Integrado do Ministério Público estadual no Carnaval, no bairro de Nazaré. Na reunião, Empresa de Turismo de Salvador (Saltur) alegou que as dificuldades com a empresa contratada não permitiram que os ajustes apontados pelo MP fossem atendidos a tempo e levaram à interdição pelo próprio órgão dos equipamentos, que não foram também liberados pelo CB e não contam  com Auto de Vistoria da corporação (AVCB). 

As plataformas deveriam começar a funcionar desde ontem, dia 10, quando teve início o Carnaval de bairros. Desde março de 2023, o MP encaminhou recomendações à Prefeitura apontando as melhorias técnicas necessárias para o adequado funcionamento das plataformas. 

No entanto, na inspeção realizada sexta-feira (9), o MP constatou rampas com inclinação acima do limite estabelecido em norma, pontas de arames soltas, material enferrujado, laterais de arquibancadas sem fechamento completo, guarda-corpo e corrimões inadequados.

Após a reunião, ficou deliberado que a Saltur enviará ao MP as Anotações e Registros de Responsabilidade Técnica (ARTs e RRTs) dos responsáveis pela execução do projeto das plataformas e que equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e também da Saltur providenciarão o isolamento dos equipamentos e farão novas visitas técnicas, acompanhadas do CB, nesta segunda (12) à tarde. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dor de cabeça na infância pode estar relacionada a problemas na visão! ]

Estudo apontou que 30% das queixas de cefaleia em crianças estão associadas a erros refrativos não corrigidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!