Carnaval 2026: As Yabás serão homenageadas no bloco Amor e Paixão!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Às

Carnaval 2026: As Yabás serão homenageadas no bloco Amor e Paixão!

Comandado pelo patriarca Nelson Rufino, o bloco que promove a roda de samba mais apaixonada na quinta-feira de Momo do carnaval baiano, vai levar para seu desfile, no circuito Osmar (Campo Grande/Avenida) o tema “Salve as Yabás”, orixá feminino cultuado no candomblé e na umbanda, que representa o poder matriarcal e a fertilidade simbolizando proteção, equilíbrio e ancestralidade. Na reta final das vendas, as fantasias ‘camisa e chapéu – tipo Panamá’ podem ser adquiridas na loja do bloco, no piso 3 do Shopping Center Lapa.

Além da temática, que homenageia as “mães rainhas”, figuras femininas celebradas nas religiões de matriz africana, o desfile quer levar uma mensagem de paz entre os povos. “O tema é uma forma de dizer não à intolerância e ao preconceito. Sempre trazemos uma temática para o nosso desfile da maior roda de samba da avenida”, disse Fernando Rufino, produtor cultural.  

Este ano, o Amor e Paixão está completando 23 anos de Avenida. Para agitar os quase 4km e meio de um percurso que leva 5 horas para ser concluído, Nelson reuniu um time da prata da casa: Eduardinho  (Fora da Mídia), grupo Batifun, Rogério (Bambeia) e Karina, uma curitibana boa de samba que vem conquistando seu lugar nos palcos do gênero musical pelo Brasil.

Aos 83 anos de idade e mais de 60 de carreira, Nelson é a alma do bloco e acredita no crescimento e fortalecimento do ritmo como contribuição para o carnaval baiano. “Foi o samba que deu início a tudo isso que comemoramos hoje. É o tom que alimenta todos os demais ritmos. É um som que movimenta o setor do entretenimento em todas as estações,  principalmente o verão com os diversos ensaios de blocos na Bahia e em diversas capitais brasileiras”, disse Rufino.

Compositor de grandes sucessos como “Verdade”, “Vazio”, “Amuleto da Sorte”, “Aruandê”, “Mel Pra Minha Dor”, “Todo Menino é Um Rei”, entre outros, o sambista tem acumulado títulos: Em 2020 tornou-se Comendador do Samba da Bahia pelos serviços prestados à cultura, e recentemente foi homenageado na edição 2024 do Fama e Destaque Awards, em São Paulo, que também já homenageou nomes como o Jornalista Pedro Bial, o jogador Ronaldinho e o apresentador Silvio Santos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário