Carnaval da Bahia registra 77 ocorrências médicas até o quarto dia de folia

Ações de prevenção marcam os primeiros dias de festa no estado

[Carnaval da Bahia registra 77 ocorrências médicas até o quarto dia de folia]

FOTO: Leonard Rattes/Saúde GovBA

O Carnaval na Bahia atingiu o seu quarto dia de celebração com um total de 77 ocorrências médicas registradas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) até as 6h desta segunda-feira (12). Do total, 47 foram registradas no Circuito Dodô, na Barra, enquanto 18 ocorreram no Circuito Osmar, no Campo Grande. Outras áreas monitoradas contabilizaram as demais ocorrências.

Segundo o Governo da Bahia, foi investido mais de R$ 3,7 milhões em reforços nos plantões das unidades de saúde, postos de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e outras ações preventivas. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca a importância dessas medidas para proporcionar o suporte necessário à população e aos visitantes, além de contribuir para a prevenção e o tratamento das IST.

Desde o início da folia, foram realizados 5.588 testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, hepatite C e hepatite B nos três postos de testagem de IST montados pela Sesab. Do total, 15 testes foram positivos para HIV, 94 para Sífilis, um para Hepatite B e três para Hepatite C. Os postos de testagem estão localizados nos circuitos Dodô e Osmar, em Salvador, e na cidade de Porto Seguro.

Além da testagem, as equipes da Sesab distribuíram 577.000 preservativos durante os quatro dias de festa, visando promover a prevenção e o cuidado com a saúde sexual dos foliões. Também foi oferecido o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual, que registrou uma ocorrência proveniente dos circuitos nos quatro dias de festa, proporcionando acolhimento e suporte às vítimas de abusos e violência sexual.

No que diz respeito à doação de sangue, as unidades fixas e móveis do Hemoba na Bahia registraram a participação de 1.162 doadores nos quatro dias de Carnaval, resultando na coleta de 890 bolsas de sangue e 15 cadastros para doação de Medula Óssea.

A corregedoria da Saúde também atuou durante o período festivo, inspecionando 6.672 profissionais em diversas unidades de saúde para garantir o cumprimento adequado das escalas de plantão e o atendimento eficiente aos foliões que necessitarem de cuidados médicos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!