Caso Marielle: julgamento na 1ª Turma do STF é marcado para fevereiro de 2026

A decisão foi do presidente da Turma, Flávio Dino.

Por Da Redação
Às

Atualizado
Caso Marielle: julgamento na 1ª Turma do STF é marcado para fevereiro de 2026

Foto: Marielle Franco. Créditos: Bernardo Guerreiro / Mídia NINJA

O julgamento do caso Marielle Franco na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) foi marcado para os dias 24 e 25 de fevereiro de 2026 pelo ministro Flávio Dino. A decisão do presidente da Turma nesta sexta-feira (5) foi tomada após o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, solicitar a convocação na quinta-feira (4). 

Serão julgados no próximo ano, por crimes que incluem homicídio qualificado, tentativa de homicídio e organização criminosa:  o deputado Chiquinho Brazão e o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, Domingos Brazão, apontados como mandantes do crime; o ex-chefe da Polícia Civil do RJ, o delegado Rivaldo Barbosa, apontado como mentor intelectual; Ronald Paulo Alves Pereira, o Major Ronald, apontado por Ronnie Lessa como o responsável por monitorar a rotina de Marielle; e o ex-policial e ex-assessor de Domingos,  Robson Calixto Fonseca, o Peixe, suspeito de ajudar ocultar a arma e integrar o núcleo financeiro e imobiliário do grupo. 

Na ocasião, o julgamento vai começar com o relator do caso apresentando um resumo dos principais pontos da investigação, seguido pela apresentação da denúncia pela PGR. Após este momento, cada advogado de defesa deverá apresentar a defesa em até um hora. 

Por fim, os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, respectivamente, fazem seus votos. A ordem pode mudar se um novo ministro passar a integrar a turma. 

A condenação ou absolvição depende apenas de três votos. Em caso de condenação, os ministros devem discutir as penas de cada acusado.     

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário