• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Casos de diabetes e obesidade são mais altos em bairros com menos opções de academia

Casos de diabetes e obesidade são mais altos em bairros com menos opções de academia

Pesquisa foi realizada na cidade de Madri

Por Da Redação
Ás

Casos de diabetes e obesidade são mais altos em bairros com menos opções de academia

Foto: Getty Images

Dados de um levantamento realizado pelo epidemiologista Manuel Franco, pesquisador da Universidade de Alcalá, mostram que casos de diabetes e obesidade são mais altos em bairros com menos oferta de academias. Para obter esse resultado, ele cruzou dados sobre recursos esportivos e a prevalência de diabetes e obesidade na população de 40 a 75 anos na cidade de Madri. 

Com isso, o resultado “conclusivo” é que as regiões com menos academias e centros esportivos têm 22% mais casos de obesidade e 38% mais casos de diabetes tipo 2 (o mais comum) do que os bairros que tinham maior oferta dessas instalações. Por outro lado, bairros com menor nível socioeconômico apresentam maior prevalência de obesidade (13%) e diabetes (17%) do que aqueles que, também tendo baixa disponibilidade de instalações, apresentam maior nível socioeconômico.

Nas mulheres, a prevalência de diabetes é mais que o dobro (24%) do que a de homens que vivem em áreas com as mesmas características (10%). Os números utilizados para chegar a essa conclusão não são uma amostra pequena, mas, sim, os prontuários médicos de 1.270.512 pessoas, 91% dos madrilenhos na faixa etária observada.

“São dados de atenção primária e, ter acesso a esses prontuários é ter a uma fonte de informação impressionante que dá uma imagem exata do que acontece na saúde das pessoas”,  explica o epidemiologista, também porta-voz da Sociedade Espanhola de Saúde Pública. O estudo foi realizado em 2017 em colaboração com pesquisadores australianos e americanos e já foi publicado na revista clínica Diabetologia. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário