Catolicismo perde espaço nos EUA, país natal do novo papa
Estudo mostra que apenas 20% da população adulta do país se identifica como católica

Foto: Reprodução/Vatican News
Apesar de ser a terra natal do novo papa Leão XIV, os Estados Unidos registram uma queda significativa no número de católicos. Dados recentes do Pew Research Center revelam que apenas 20% dos adultos norte-americanos se identificam com a fé católica, um recuo de quatro pontos percentuais em relação a 2007, quando esse índice era de 24%.
O país, de maioria protestante, contabiliza hoje 40% da população adulta seguindo vertentes do protestantismo, que não reconhecem a autoridade do papa. Ao mesmo tempo, cresce o número de pessoas filiadas a religiões não-cristãs, que passaram de 5,9% em 2014 para 7,1% no último ano.
O levantamento, feito entre 2023 e 2024, também aponta uma queda geral na adesão ao cristianismo: atualmente, 62% dos adultos nos EUA se identificam como cristãos, ante 78% em 2007. Entre os jovens de 18 a 24 anos, apenas 46% afirmam seguir a fé cristã. Na faixa etária acima dos 74 anos, esse número chega a 80%.
A prática religiosa também varia de acordo com a idade. Apenas 27% dos jovens dizem rezar diariamente, contra 58% entre os mais velhos. Além disso, 43% dos jovens declaram não ter qualquer afiliação religiosa, enquanto entre os idosos esse índice é de apenas 13%.
Segundo os pesquisadores, a tendência indica que o cristianismo, incluindo o catolicismo, pode continuar perdendo espaço nas próximas gerações nos Estados Unidos.