CBF confirma Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira
Será a primeira vez que um estrangeiro comanda a Seleção

Foto: Reprodução/X @MrAncelotti
O italiano Carlo Ancelotti, de 65 anos, é o novo técnico da Seleção Brasileira. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (12) pela CBF. Será a primeira vez em 124 anos que a Seleção será comandada por um estrangeiro.
Ancelotti comandará o Brasil já nos próximos dois desafios pelas Eliminatórias contra o Equador e Paraguai, nos dias 5 e 10 de junho respectivamente. O compromisso será válido até a Copa do Mundo de 2026.
O técnico deixará o Real Madrid, com quem tinha contrato firmado até o meio de 2026. A despedida da equipe será no próximo dia 25 de maio, quando os merengues encerram a temporada da La Liga, diante do Real Sociedad, no Santiago Bernabéu.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro,”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
A negociação foi conduzida pelo empresário Diego Fernandes, que atuou como um representante da CBF no histórico acordo.
De acordo com o informado pelo colunista Lauro Jardim, a negociação foi sacramentada com alguns termos:
- Salário mensal de R$ 4 milhões;
- Bônus de € 5 milhões caso o Brasil vença a Copa
Também está previsto algumas mordomias para o italiano, como um jato fretado para levá-lo a Europa em algumas poucas ocasiões. Além do pagamento de um aluguel em que o técnico morará no Rio de Janeiro.
Reviravoltas selaram o acordo
A negociação foi marcada por uma série de reviravoltas entre Ancelotti e CBF. Antes com um acerto verbal já encaminhado, o acordo não foi selado pois o Real Madrid se negou a pagar a multa rescisória de demissão do treinador.
Currículo vitorioso impressiona
A escolha por Carlo Ancelotti certamente não foi por acaso. O técnico é considerado um dos maiores vencedores de títulos dos últimos anos.
O italiano já levantou cinco troféus de Champions League, sendo o técnico que mais conquistou a competição (duas taças pelo Milan e três pelo Real Madrid).
Desde que reassumiu o Real em 2021, Ancelotti conquistou duas Champions, duas LaLiga, duas Supercopa da Uefa, duas Supercopa da Espanha, um Mundial de Clubes, um Intercontinental e uma Copa do Rei.
Apesar da fase vitoriosa, o treinador já começou a ser contestado pelos espanhóis, que tem acumulado sucessivos resultados negativos incluindo a eliminação nas quartas de finais da Champions para o Arsenal, derrota na final da Copa do Rei para o arquirrival Barcelona e quase perca do Campeonato Espanhol após nova derrota para o rival por 4 a 3, no último domingo (11).