Ceia de Natal: saiba como preparar um cardápio mais econômico
Especialista dá dicas para receber a família em casa sem gastar muito

Foto: Getty Images
Não é segredo para ninguém que a ceia de Natal é um dos jantares mais fartos do ano. Diferentemente do ano passado, o avanço da vacinação contra o novo coronavírus possibilitou novos rumos às comemorações natalinas neste ano. Um levantamento realizado pelo Google de 20 a 22 de novembro, com 800 pessoas, mostra que 45% dos entrevistados têm intenção de comprar comidas típicas natalinas e receber as pessoas mais próximas.
Comumente, a maior preocupação de quem prepara a ceia é elaborar refeições que possam agradar diferentes paladares e que não comprometam o orçamento doméstico. Pensando nisso, está na hora de analisar as possibilidades para elaborar uma ceia de Natal mais econômica e receber a família em casa com conforto.
"Muitas opções famosas e populares ficam mais caras nessa época do ano, por isso é importante pesquisar os preços. Outro ponto de atenção é quanto ao rendimento de cada receita, a fim de não correr o risco de faltar ou sobrar comida", alertou Ken Francis, professor de gastronomia dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) a distância.
Segundo ele, o primeiro passo para elaborar a ceia natalina é definir a quantidade de convidados e tentar saber se não comem determinados alimentos, com destaque para as proteínas animais. Francis lembra, ainda, que optar por almoços e jantares comunitários, nos quais cada pessoa leva um prato, também é uma opção mais econômica. Além disso, esse modelo diversifica o menu e contribui para que o anfitrião possa dedicar mais atenção aos convidados.
"Durante muito tempo minha família adotava este tipo de confraternização, entre nós contava a vocação de cada um para o preparo. Ou seja, a pessoa que tinha fama por determinada receita ficava responsável por fazê-la", afirmou Francis.
Em relação à definição de cardápios natalinos, ele explica que apesar de algumas famílias não "abrirem mão" de pratos como peru e carne suína, já existem diversas opções de ceias temáticas oferecidas por empresas e profissionais especializados. "O mercado conta com prestadores de serviços que atendem a diferentes demandas. É possível customizar as receitas do jantar ou almoço para públicos vegetarianos ou com restrições alimentares", disse o especialista.
Para Francis, é possível produzir opções saborosas e com valores mais acessíveis. "Acredito que só de sair do lugar comum, as chances de pagar menos são melhores. Então, renuncie a alguns destes clássicos e poderá se surpreender. Dê chance à sua criatividade!", reforçou.
Pensando em deixar sua ceia natalina mais econômica e saborosa, Ken Francis sugeriu receitas com carne de porco e peixe. Confira:
Costeleta Agridoce
Ingredientes
450 gramas de costeletas de porco
90 gramas de cebola
80 ml de molho de soja
10 gramas de açúcar
5 gramas de alho
Sementes de gergelim, a gosto
Coentro, a gosto
Preparo
1 - Comece cortando as costeletas de porco em pedaços pequenos.
2 - Em uma frigideira bem quente, coloque azeite e salteie a cebola cortada em rodelas e os alhos esmagados.
3 - Em seguida, junte a carne e continue salteando até começar a ficar dourada.
4 - Em um recipiente, misture o vinagre com o molho de soja e o açúcar até que os ingredientes fiquem homogêneos. Logo em seguida, acrescente a carne por cima da mistura.
5 - Salteie tudo e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
6 - Finalize com coentro fresco e coloque as sementes de gergelim por cima.
Robalo com alcaparras
Ingredientes
4 lombos de pescada
2 dentes de alho
Sal, a gosto
Pimenta, a gosto
Tomilho, a gosto
300 gramas de batata bolinha
Alecrim, a gosto
Alcaparras, a gosto
Preparo
1 - Tempere os lombos de peixe com metade do alho picado, sal, pimenta e tomilho.
2 - Regue com azeite extravirgem e misture delicadamente com as mãos.
3 - Coloque numa assadeira e leve ao forno a 170ºC por cerca de 20 minutos.
4 - Enquanto isso, corte as batatas ao meio e em gomos. Coloque numa panela com água e sal e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Escorra as batatas.
5 - Numa frigideira, aqueça o azeite, o restante do alho e o alecrim. Deixe cozinhar por 1 minuto.
6 - Adicione as batatas e salteie por 3 minutos e por fim, junte as alcaparras.
7 - Sirva os lombos de peixe com batatas, pimenta, mais um pouco de tomilho e regue com azeite.