/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Censo Escolar de 2020 revela que apenas cerca de 35% das escolas de ensino fundamental tem internet

Notícias
Brasil

Censo Escolar de 2020 revela que apenas cerca de 35% das escolas de ensino fundamental tem internet

Dados também revelam queda nas matriculas na educação de jovens e adultos no ano passado

Por Da Redação
Censo Escolar de 2020 revela que apenas cerca de 35% das escolas de ensino fundamental tem internet
Foto: Reprodução/Getty Images

Nesta sexta-feira (29), o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados do Censo Escolar da Educação Básica, cujo dados foram coletados em 2020. Entre os números que chamam a atenção, está a queda de 8,3% no número de jovens e adultos matriculados nas instituições de ensino em relação ao ano anterior. A redução ocorreu tanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nível fundamental (-9,7%) quanto na de nível médio (-6,2%). A queda nas matrículas pode ter se intensificado ao longo do ano passado por conta da pandemia, que levou à interrupção das aulas nas escolas. 

Por esse motivo, o órgão ressalta que não é possível interpretar os dados como impacto da pandemia, uma vez que retratam a situação da educação no Brasil no momento imediatamente anterior ao avanço da doença no país. Outro dado que chama a atenção, é que apenas 35,6% das escolas de ensino fundamental no país têm internet para os alunos. Sendo que, os computadores portáteis só estão presentes em 29,9% das unidades e apenas 11% das instituições contam com tablets disponíveis para eles e até mesmo a rede privada tem dados insatisfatórios de recursos tecnológicos aplicados à educação. 

Somente 49,6% das escolas particulares do ensino fundamental dispõem de internet para os alunos. A rede estadual tem índice superior, de 61,3%. No contexto das regiões do país, os dados apontam uma grande variação de escolas com internet (não necessariamente disponível aos alunos): são 47,5% no Nordeste apenas, já no Sul o índice chega a 96,8% e no Centro-Oeste, a 96,6%. O Inep apontou ainda que a disponibilidade de internet é pior nas escolas do Acre, Amazonas, Maranhão, Roraima, Pará e Amapá, entretanto, o órgão não deu detalhes sobre a situação de cada estado.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102