Censura: Youtube cancela canal Terça Livre
Canal pertencia ao jornalista Allan dos Santos

Foto: Reprodução
Em atitude que pode ser caracterizada como censura, o YouTube tirou do ar definitivamente o canal Terça Livre, do jornalista Allan dos Santos, na noite de ontem (3), segundo a plataforma, "violação dos Termos de Serviço". A informação foi publicada pelo site do Terça Livre, que afirmou ter recebido um aviso sobre o encerramento definitivo das contas "Terça Livre TV" e o "Terça Livre Live".
Ao tentar acessar a página, a mensagem: "Página indisponível. Lamentamos o transtorno. Tente pesquisar algo diferente" é exibida.
Através de nota, o Google afirmou que "todos os conteúdos no YouTube precisam seguir nossas diretrizes" mas não informa que tipo de diretrizes precisam ser seguidos para que a liberdade de expressão e de opinião possa ser colocada em prática sem interferências externas. Segundo o Google, eles contam "com uma combinação de sistemas inteligentes, revisores humanos e denúncias de usuários para identificar conteúdo suspeito e agem rapidamente sobre aqueles que estão em desacordo com nossas políticas". Mais uma vez, não foi demonstrado que tipo de denúncias podem ter motivado a censura do canal, uma vez que outros diversos canais com opiniões de vertentes diferentes seguem no ar sem nenhum tipo tipo de interferência.
Investigado pela PF
Allan dos Santos foi alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) e teve a residência vasculhada em duas ações da Polícia Federal. Um dos inquéritos é sobre as ameaças a ministros do tribunal e disseminação das chamadas fake news na internet. Nos dois casos, Allan nega seu envolvimento e nos dois casos, o STF ainda não conseguiu provas efetivas sobre qualquer participação do jornalista em atitudes que não sejam somente o reflexo da liberdade de expressão defendida constitucionalmente.
Confira a nota do Terça Livre na íntegra:
A plataforma online de vídeos YouTube encerrou os dois canais do Terça Livre na noite desta quarta-feira (3), após campanha do grupo de ativismo pró-censura, Sleeping Giants Brasil, em diversos setores para cancelar o Terça Livre.
Os dois canais do Terça Livre foram encerrados: o “Terça Livre TV” e o “Terça Livre Live”.
“Esta conta foi encerrada por violação dos Termos de Serviço do YouTube”, informa o YouTube ao tentar acessar o canal.
Por ora, pedimos que Clique Aqui e preencha seus dados. Não perca contato com o Terça Livre. Dessa forma, levaremos a verdade até você.
Em breve, o Terça Livre irá divulgar novas informações.