Ceramista Valéria Gonçalves une beleza e funcionalidade em peças de cerâmica e lança coleção Tulipiere inspirada nos arranjos da florista Monica Rezende!

Aos detalhes...

[Ceramista Valéria Gonçalves une beleza e funcionalidade em peças de cerâmica e lança coleção Tulipiere inspirada nos arranjos da florista Monica Rezende! ]

FOTO: Divulgação Assessoria

Vinda de uma família luso-espanhola com muitos artistas, entre pintores, músicos, arquitetos e professores, a ceramista Valéria Gonçalves sempre atuou na área criativa, com curadoria de produtos, design e produção de peças decorativas em diversos materiais, principalmente quando trabalhava com sua filha e sócia, a creative director Juliana Daidone, na SaLa Design. Atualmente, é sócia e braço direito de sua outra filha, a joalheira e designer Beatriz Daidone, na empresa Bia Daidone. Mas sua verdadeira paixão é a cerâmica, atividade na qual Valéria deposita toda a sua criatividade, mas que por anos fez parte de sua vida apenas como um hobby, um momento em que ela se dedicava a algo que lhe dava prazer, que a relaxava, além de ter, como resultado, produtos para decorar e utilizar em sua própria casa. 

Entre a concepção de uma peça e outra e a visita de familiares e amigos, seu hobby foi ganhando admiradores, que passaram a fazer pequenas encomendas. Pouco a pouco, mais pessoas tomavam conhecimento de sua arte e Valéria passou a atender a um seleto grupo de apreciadores de produtos exclusivos e cheios de originalidade. Em 2022, com o sucesso de suas cerâmicas, Valéria decidiu lançar uma marca, a Lela Ceramics, que se traduz em xícaras, canecas, bowls, pratos, talheres e outros itens decorativos e utilitários. “Como uma boa virginiana, valorizo a beleza, mas racionalmente gosto de juntá-la a uma funcionalidade.”, conta a artista, que ainda entrega seus preferidos: "Vasos e garrafas me possibilitam maior liberdade de criação.”

Seu trabalho mais recente é exatamente na linha dos vasos. Composta por cinco peças, a coleção Tulipiere, como o próprio nome diz, foi produzida para dispor hastes de tulipas, mas sua funcionalidade vai muito além disso. Os diversos furos e as alturas variadas permitem a composição com as mais diferentes flores e folhagens. A inspiração veio da observação do trabalho de sua amiga, a renomada florista Monica Rezende, que tem entre suas clientes Sofia Vergara e Rachel Zoe, e sempre buscou vasos não só pela sua estética, mas criativos e funcionais, que ampliassem as variações de montagem de seus arranjos.

Feitos manualmente com placas e acordelado - as famosas “minhoquinhas” -, os vasos da coleção Tulipiere são produzidos com argila branca e creme. “Gosto dessa mescla devido ao diferente efeito causado pela reação do esmalte”, explica Valéria. Depois de secos, são queimados em baixa temperatura, esmaltados e depois voltam para o forno para uma queima em alta temperatura. Com um processo de modelagem totalmente manual, pode-se dizer que cada peça é exclusiva. “Não gosto de repetição, e como minha produção é pequena e os produtos feitos um a um, eles nunca saem exatamente iguais. Essa característica tem me guiado para um trabalho cada vez mais escultural, que poderá ser visto com mais evidência em meus próximos projetos”, revela Valéria.                               


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!