/

Home

/

Notícias

/

Michel Telles

/

Cerca de 90% dos brasileiros têm cárie e dentista dá dicas para evitar o problema bucal!

Notícias
Michel Telles

Cerca de 90% dos brasileiros têm cárie e dentista dá dicas para evitar o problema bucal!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Cerca de 90% dos brasileiros têm cárie e dentista dá dicas para evitar o problema bucal!
Foto: Divulgação Assessoria

O Brasil está entre os países com mais problemas bucais. De acordo com o Ministério da Saúde, quase 90% da população têm cárie, o que é um fato alarmante, segundo o cirurgião-dentista  Leonardo Carvalho, uma vez que o país possui mais de 360 mil profissionais em atuação. “A negligência na higiene bucal e a falta de acompanhamento odontológico periódico são os principais motivos”, explica o sócio da Clínica Carvalho.

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, o dentista esclarece que a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, formadoras de placas bacterianas que ao entrarem em contato com restos de comida, principalmente o açúcar, produzem um ácido que corrói os minerais dos dentes. Por isso, a ação deve ser preventiva, justamente para evitar que problemas maiores surjam.

"Um sintoma inicial, que poderia ter sido tratado de imediato, pode se tornar mais complexo, pois a nossa boca tem um papel fundamental no que diz respeito à nossa saúde como um todo. É importante entender que se a saúde bucal não está em dia, todo o bom funcionamento do organismo estará comprometido. Então, nada de negligenciar as consultas preventivas”, orienta o dentista.

A recomendação do especialista é que as pessoas busquem atendimento odontológico a cada seis meses. Além disso, é fundamental praticar a higienização diária e caseira. “Elimine a placa bacteriana por meio da escovação adequada e com o uso do fio dental após as refeições, faça a limpeza da língua utilizando um raspador para retirar a saburra lingual, utilize cremes dentais fluorados e evite o excesso do açúcar, bebidas alcoólicas e fumo”, conclui Leonardo Carvalho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102