Chef campineiro reproduz receitas que aparecem em livros de Jorge Amado

Marcello Chagas lançou projeto no YouTube para valorizar a culinária baiana

[Chef campineiro reproduz receitas que aparecem em livros de Jorge Amado]

FOTO: Divulgação

O escritor baiano Jorge Amado, considerado referência na literatura brasileira, criou personagens históricos em seus livros que, de maneira muito singular e coloquial,  imortalizou os sabores da Bahia. “Na pobre cozinha, Gabriela fabricava riqueza: acarajés de cobre, abarás de prata, o mistério de ouro do vatapá”. É assim que o autor expressa a relação da moça que conquistou metade do município de Ilhéus com a gastronomia, por exemplo. A presença marcante da culinária baiana nos romances de Jorge Amado influenciou muitos cozinheiros Brasil afora. O chef Marcello Chagas, que mora em Campinas (SP), é um deles. 

Filho de retirantes nordestinos, o chef campineiro resolveu reproduzir as receitas que fazem parte das obras de Jorge Amado em seu canal no Youtube. Marcello Chagas contou ao Farol da Bahia que se interessou pela culinária na infância quando observava a mãe dele cozinhando e pedia para ajudar. “Eu ficava olhando minha mãe fazendo pão no fogão a lenha, porco na lata, doce de abóbora com coco, bolo de mandioca, que eu achava delicioso, e sempre pedia pra ajudar”, disse.

Apesar da formação inicial em Administração de Empresas, foi através de uma viagem pelo Brasil que ele se apaixonou pela riqueza de alimentos e tomou a decisão de se dedicar exclusivamente à Gastronomia, formando-se, assim, na Universidade São Francisco, em Campinas. Para desenvolver o novo projeto no YouTube, Marcello Chagas afirma que, além de todo o amor que tem pela culinária, foi motivado pela paixão que tem pela literatura. A influência dos pais nordestinos, segundo ele, também foi crucial no processo de desenvolvimento. 

“Eu gosto de representar e sempre trago o tempero nordestino para as minhas criações, como o coentro, o cominho e o dendê. Além dessa raiz, a minha paixão por livros é o que me motivou a unir minha paixão à gastronomia e à literatura. Nos livros de Cora Coralina, Raquel de Queiroz e Jorge Amado, por exemplo, encontramos tanta comida boa em forma de poesia”, afirmou o chef campineiro.

Ainda durante a entrevista, Marcello Chagas disse que se aproximou ainda mais da culinária nordestina quando visitou a Bahia durante uma viagem, em 2010. “Além de gostar de temperos fortes, minha paixão pela culinária baiana criou força quando estive na Bahia e busquei provar cada detalhe. Levei e levo esse tempero para a minha cozinha”, disse.

“Lembro de um momento no curso de gastronomia em que fui desafiado pelo professor a criar algo que representasse o calor da Bahia e claro foi um sucesso. Na época, tomei nota máxima. Hoje, como umbandista e filho de Oxum, minha aproximação com a culinária baiana é cada vez maior. Quero reproduzir pratos que se oferecem aos orixás, assim como a chef Bel Coelho. Em seu antigo restaurante Clandestino, ela criou um menu voltado aos Orixás e foi um sucesso.  Pretendo um dia trazer essa cozinha baiana de Jorge Amado através de um menu degustação”, completou.

Receitas de Jorge Amado

A escolha do cardápio não é aleatória. Chagas afirma que o livro “A Comida Baiana de Jorge Amado”, de autoria da filha do escritor, Paloma Jorge Amado, motivou a criação das primeiras receitas do projeto. Na obra, ela une todos os pratos mencionados nas obras do pai. 

“Só de ler Jorge Amado a gente já fica com água na boca cada vez que um personagem resolve comer. Acarajé, vatapá, feijoada, beiju de tapioca, moqueca e ainda nem chegamos a sobremesa. São muitas oportunidades em que o escritor baiano faz em sua obra uma homenagem à comida baiana”, afirmou. 

Para inaugurar a série de vídeos no YouTube, a obra escolhida por Marcello Chagas foi ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’. “Nesta obra, a gente tem a receita de como fazer um autêntico leite de coco e dar o verdadeiro sabor da comida baiana.  É uma obra tão rica que merece esta leitura gastronômica. As pessoas conhecem Jorge Amado pela visão e audição. Agora, elas poderão apreciar a obra a partir do paladar e do olfato”, concluiu.

Para assistir

-Canal no Youtube: Faminto com Marcello Chagas
-Playlist: Cozinhando Jorge Amado
-Um novo vídeo toda quarta-feira, às 12h.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!