“Chifrudo do Capitólio” é transferido ao semiaberto nos Estados Unidos
Americano deve ser liberado em 25 de maio

Foto: Reprodução
O homem que ficou conhecido como o “chifrudo” da invasão ao Congresso dos Estados Unidos, Jacob Chansley, foi transferido para o regime semiaberto de prisão, segundo a rede americana de televisão CBS. De acordo com a reportagem, o homem, que tinha previsão de ser solto apenas em julho deste ano, deve ser liberado em 25 de maio.
Isso ocorrerá porque, no sistema de prisão federal dos EUA, há progressão de pena caso não haja nenhum incidente de comportamento dos presos.
Chansley se tornou símbolo da invasão ao Congresso americano em 2021. Com a bandeira dos EUA pintada no rosto, sem camisa e um chapéu viking na cabeça, ele e outros invasores tentavam impedir a autenticação da vitória do presidente Joe Biden.
Após ser detido, Chansley foi condenado a 41 meses de prisão por tentativa de obstruir um procedimento oficial. Ele se declarou culpado do crime. Cerca de 1 mil pessoas foram condenadas pela Justiça por causa da invasão ao Congresso americano.