China anuncia lançamento de primeiro módulo de sua futura estação espacial
Estação já deverá estar em funcionamento a partir de 2022

Foto: Reprodução/SpaceNews
A China informou nesta quinta-feira (29) que lançou o primeiro dos três módulos de sua estação espacial, um projeto que deve permitir a Pequim ter astronautas permanentemente no espaço. O módulo foi impulsionado por um foguete Longa Marcha 5B do centro de lançamento de Wenchang na ilha tropical de Hainan (sul), segundo a emissora pública de televisão CCTV.
A montagem da Estação Espacial Chinesa (CSS) durará mais de um ano e será realizada em cerca de dez missões sucessivas, incluindo quatro tripuladas. A CSS deve entrar em operação já em 2022 e realizará suas atividades em órbita terrestre baixa (entre 340 e 450 km de altitude) e será semelhante à antiga estação russa "Mir" (1986-2001).
Com 16,6 metros de comprimento e 4,2 metros de diâmetro, o módulo Tianhe, que constituirá a parte central do CSS, será o espaço onde os astronautas vão morar e o centro de controle da estação. Com as mais de 900 toneladas que terá quando estiver completamente pronta, a CSS tem uma estimativa de 15 anos de vida útil.