China e UE prometem doar vacinas a países de baixa e média renda
Anúncio é do presidente da Comissão Europeia, durante Cúpula Global de Saúde do G20

Foto: Getty images
A União Europeia pretende doar ao menos 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para países de baixa e média renda até o fim de 2021. A informação foi anunciada na manhã desta sexta-feira (21), pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante a abertura da Cúpula Global de Saúde do G20.
Durante a Cúpula, que foi apresentada de forma remota, o governo chinês prometeu doar US$ 3 bilhões a países em desenvolvimento. Participaram da reunião representantes dos países que integram o G20 e de organismos multilaterais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Organizado pelo governo italiano que preside o G20, e pela Comissão Europeia, o evento propõe que os líderes globais discutam maneiras de garantir que as vacinas contra a covid-19 cheguem rapidamente a todos os países.
Ao discursar, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que pessoas continuarão a morrer em todo o globo enquanto a disparidade em termos de distribuição de vacinas persistir. “O rápido desenvolvimento das vacinas é um triunfo da ciência, mas a distribuição desigual é um fracasso para a humanidade”.


