China quer 'rasgar' o Brasil com ferrovias, afirma Simone Tebet
Ministra do Planejamento e Orçamento contou que governo chinês tem interesse em construir ferrovias no Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta sexta-feira (9) que a China tem o intuito de "rasgar" o Brasil com ferrovias.
Segundo Tebet, o interesse do governo chinês foi informado diretamente pelo presidente da China, Xi Jinping, durante um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2024, no Brasil.
A ministra contou que desde a primeira reunião com o presidente Lula, o presidente chinês está muito interessado na construção das ferrovias em solo brasileiro.
"Eles querem rasgar o Brasil com ferrovias. Não existe dinheiro público suficiente para fazer isso, é muito caro", disse a ministra em entrevista à revista Carta Capital ao citar a principal dificuldade na negociação.
Tebet deve viajar para a China nos próximos dias e se unir à comitiva liderada por Lula. A viagem marca uma nova etapa das negociações entre os países. A ministra garante que o Planejamento apresentará "boas notícias" para o setor de infraestrutura, principalmente na atração de investimento estrangeiro.
Tebet defende o fortalecimento da integração logística entre os países da América do Sul e a Ásia, por meio de corredores logísticos que ligam o Brasil a portos no Pacífico, para facilitar a transição de mercadorias para a China.
As rotas de integração devem ser debatidas na agenda com os chineses, conforme divulgado pela ministra.