Chineses e americanos criam sistema que torna água do mar boa para consumo
Segundo pesquisadores, equipamento tem potencial de beneficiar especialmente áreas costeiras corridas

Foto: Reprodução/ Canal Rural
Diante da crescente crise hídrica global, agravada pelas mudanças climáticas, pesquisadores buscam soluções nos oceanos, que cobrem aproximadamente 70% do planeta. Transformar água salgada em doce, entretanto, não é uma tarefa simples.
No momento, pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e da Universidade de Tong, na China, desenvolveram um método de dessalinização passivo, ou seja, o sistema opera sozinho e é capaz de fornecer algo próximo de 6 litros de água potável por hora, para cada metro quadrado de coleta. De acordo com os cientistas, trata-se de um método de baixo custo, com potencial de beneficiar especialmente áreas costeiras corridas.
Descrito em um artigo publicado na revista Energy and Environmental Science, o sistema utiliza variadas camadas de evaporadores e condensadores solares planos, alinhados em uma matriz vertical e cobertos com isolamento transparente de aerogel. Parece complexo, mas os pesquisadores asseguram que é simples e com custo bem menor que as tecnologias preexistentes.