Christine Lagarde projeta normalização econômica em 2024 durante Fórum Econômico Mundial
Presidente do BCE evita detalhes sobre perspectiva da zona do euro em 2024

Foto: Reprodução
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse na sexta-feira (19), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, que a expectativa de uma normalização econômica global ao longo de 2024. Lagarde optou por não abordar detalhes específicos sobre a perspectiva econômica da zona do euro em 2024, nem sobre sua atuação na política monetária, enfatizando que a próxima
A líder do BCE apontou alguns elementos positivos, como a redução da inflação mundial e um ritmo de consumo menor do que o registrado desde o período pandêmico. Lagarde afirmou também a previsão de um mercado de trabalho um pouco menos restrito e uma significativa diminuição das economias excessivas neste ano. Destacou, ainda, o retorno do crescimento do comércio global, sinalizando uma trajetória em direção à normalização.
Participando do mesmo painel, Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), reconheceu o crescimento do comércio global em 2023, porém alertou para os desafios nas rotas do Mar Vermelho e do Panamá, que já impactam negativamente os fluxos globais.